sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


Parece que não será desta vez que acontecerá a volta do seriado “A Diarista”, com Cláudia Rodrigues, na Globo. As gravações foram suspensas até segunda ordem.O novo projeto, dizem, não agradou a direção da emissora.Assim, ainda não se sabe o que vai acontecer. Parece que não haverá nem mesmo uma nova tentativa.

Aguinaldo Silva é a mais nova celebridade adepta ao Twitter. Logo em seus primeiros dias na rede de microblogs, o autor global chamou a atenção de seus seguidores, lamentando a decisão da Record de ter apenas um horário de novelas.“Triste fim de um sonho: a Record anuncia que agora terá apenas uma novela por dia. Para quem sonhava em ter três e assumir a liderança…”, escreveu.O mesmo assunto foi tema de um post publicado no blog de Aguinaldo, onde ele discute sobre o futuro dos atores, roteiristas e diretores contratados pela Record para investir na teledramaturgia.“Que vai acontecer com os bons profissionais que foram levados para trabalhar no Departamento de Dramaturgia da emissora? Eu mesmo recebi uma proposta excelente da parte deles, em setembro passado, e fiquei muito balançado. Espero que esta crise seja apenas uma fase”, declarou.

Uruguaiana,Rio Grande do Sul,Brasil-fronteira com Argentina(Libres)






































Uruguaiana é um
município brasileiro, situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina. É um dos 10 municípios bifronteiriços do Brasil, fazendo divisa simultaneamente com terras da Argentina e do Uruguai.
A cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada eqüidistante de
Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção.
Uruguaiana foi fundada em 24 de fevereiro de 1843, emancipando-se em 29 de maio de 1846.
O município de Uruguaiana, primeiro e único filho da
Revolução Farroupilha, com suas terras localizadas praticamente dentro da Argentina e muito próxima do Paraguai, se tornou um posto avançado aos militares brasileiros, e consequentemente, rota de turismo e de cargas, ostentando hoje o título de maior porto seco da América Latina e terceiro maior do mundo.
Entretanto, como Uruguaiana é uma cidade encravada entre solos argentino, uruguaio e antigo solo paraguaio, não foi tão fácil estabelecer as fronteiras do Brasil, tampouco manter-se a cidade sobre eterna paz.
Durante a
Guerra do Paraguai, tropas paraguaias comandadas por Francisco Solano López sitiaram e tomaram Uruguaiana, uma das razões para a cidade ser palco da maior batalha campal que a América tem em seus registros.


O município é um dos maiores do estado, com uma área de 5.713 km² (pouco menor que a ilha de
Chipre). A zona urbana do município ocupa uma área total de 45,3 km² e está dividida em 36 bairros. Uruguaiana é a segunda maior cidade da região oeste do estado, atrás apenas de Alegrete, a maior cidade do estado em extensão territorial .
Localizado no extremo Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, a 29º 46' 55" de latitude Sul e 57º 02' 18" de longitude Oeste, na fronteira com a Argentina, com área urbana de 45,3 Km2, dividida em 36 bairros com 270 km de ruas.

Uruguaiana faz fronteira com a República Argentina e é muito próxima do Paraguai, tendo as capitais Buenos Aires, Montevideu, Assunção e Porto Alegre equidistantes, sendo ponto estratégico militar e econômico para o Mercosul.
A área urbana de Uruguaiana é ligada à cidade argentina "Paso de los Libres". O limite se encontra exatamente no meio da
Ponte Internacional, que possui dois nomes - "Getúlio Vargas" na metade brasileira e "Agustín Justo" na metade argentina.
Até meados dos anos 1990, Uruguaiana fazia fronteira com a cidade uruguaia
Bella Unión, através do distrito da Barra do Quaraí. Com a emancipação do distrito, em 1995, findou-se essa caracterísitca uruguaianense. Ainda assim, o município faz divisa com terras da República Oriental do Uruguai ao sul, sendo um dos poucos municípios brasileiros com tríplice fronteira.











































Uruguaiana teve sua área urbana projetada e sua localização estrategicamente escolhida, isto no século XIX, sendo que as fronteiras precisavam de vigilância constante e demonstrassem uma imponência cultural perante aos países vizinhos.
Por esse motivo, todas as quadras das zonas centrais uruguaianenses possuem 110 metros de lado, e todas as outras medidas são padronizadas, sob uma planície estupenda, a beira do rio Uruguai. Também, graças a esse planejamento, calçadas e ruas uruguaianenses são amplas e espaçosas, tornando-se um diferencial de Uruguaiana em comparação às outras cidades brasileiras.





Em conseqüência de tudo isso, a trafegabilidade em Uruguaiana é bastante simplificada, sendo raro encontrar no interior da área urbana ruas sem saída ou de formato não-retilíneo, congestionamentos, sendo que as opções de se trafegar pela cidade são esparsas.
Uruguaiana foi a primeira cidade brasileira com essa característica de planejamento."




















Uruguaiana possui a maior amplitude térmica do país,por isso as estações do ano são bem distintas no município de Uruguaiana, onde o verão na cidade é quente, um pouco amenizado pelo efeito das águas do Rio Uruguai. No outono é frio, com ocorrência de queda de folhas, mas também é nesse período que acontece o "veranico", época de calor comparado ao verão entre os meses de abril e maio. O inverno é muito frio, com temperaturas negativas nas partes mais altas do município, com ocorrência de geada e nevoeiro. A primavera é o início da floração. A partir do mês de outubro o calor começa novamente, com a proximidade do verão.Na economia uruguaianense destacam-se a cultura de arroz (por ser o maior produtor da América Latina do grão),[ gado bovino de raças nobres européias, gado ovino de corte e lã, gado bubalino de corte (município líder no estado); e o comércio exterior, este último devido a vasta infra-estrutura portuária do maior porto seco da América Latina, situado na BR-290 (rodovia que liga Uruguaiana a Alegrete e, mais adiante, Porto Alegre).
Para se ter idéia, em
2006, passaram pelo local US$ 6,5 bilhões entre exportações e importações, transitando por ali 243.411 caminhões (média diária de 667 veículos).
Devido a tal movimentos de cargas internacionais, Uruguaiana têm o maior porto seco da america latina.A cidade orgulha-se de ser a pioneira no refino de petróleo no Brasil, pois, em
1932, foi construída a Refinaria Riograndense de Petróleo, idealizada e formada por comerciantes locais, impulsionou Uruguaiana a notoriedade internacional, devido a importância econômica, militar e social que esta refinaria representava na época.
Esta refinaria tornou-se o berço do atual gigante
Grupo Ipiranga, que está espalhado por quase todas as cidades brasileiras, especialmente as das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O gás natural (
gasoduto) proveniente da Argentina, o qual é uma fonte energética "limpa", sem desperdício e com alto rendimento permite a Uruguaiana gerar 639 MW, através da denominada AES Uruguaiana, primeira usina termelétrica a operar com gás natural no Brasil, que iniciou suas atividades no ano de 2000.































































































rebecastar@bol.com.br

terça-feira, 19 de janeiro de 2010


O SBT abriu nesta segunda (18) as inscrições para o reality show “O Grande Desafio”, que Roberto Justus comandará na emissora a partir de agosto.Nele, acontece uma disputa mista de negócios e aventura. A versão que será feita pelo SBT será a primeira no mundo. Até então só havia sido feita a versão original “The Rebel Billionarie”.O novo programa será gravado em diversos países e em inúmeros continentes. O prêmio para o vencedor será de 1 milhão de dólares, o maior da televisão brasileira. Além do valor em dinheiro, o vencedor também será premiado com um cargo de diretor de uma das empresas do grupo Newcomm, uma holding que abrange diversas empresas de comunicação.18 pessoas disputarão o prêmio enfrentando os mais diversos desafios de negócios e aventuras.








Uma menina de 9 anos, moradora da Flórida, nos EUA, decidiu sozinha ajudar na arrecadação de fundos para vítimas do terremoto no Haiti. Com suco de laranja com limão, ela e o irmão conseguiram arrecadar ao menos 24 dólares para a Cruz Vermelha americana, que apoia os desabrigados da capital Porto Príncipe